segunda-feira, 26 de maio de 2014

Juventude é o futuro


 A generalização nunca foi a melhor forma de abordar uma questão, até porque conheço alguns jovens interessados, motivados e conhecedores do mundo à sua volta, mas assusta-me perceber que a grande maioria de nós não dá a mínima importância a coisas relacionadas com temas que irão influenciar, em algum momento da nossa vida, a liberdade e a democracia de que somos herdeiros.

Assusta-me ver que a maioria sabe o resultado do último jogo de futebol, mas não sabe quem é o Dr. Passos Coelho ou o Dr. Cavaco Silva.

Assusta-me ver que a maioria sabe o último filme que estreou no cinema, mas não sabe o que é o FMI, a Troika e a dura austeridade que estes pacotes fiscais impõem às famílias.

Assusta-me ver que maioria sabe as novas tendências musicais, mas não sabe da última exposição ou palestra realizada sobre temas pertinentes da sociedade. 

Assusta-me ver que a maioria sabe em quem votar nos Reality Shows da televisão, mas não sabe em quem votar nas eleições para eleger o seus representantes.

O mundo é das séries, deixou de haver tempo para ler um diário de notícias ou ver um telejornal

A maioria sabe os nomes dos mais recentes cantores, atores e modelos, mas poucos sabem quantos partidos políticos existem, o que defendem ou até mesmo quem os representa.

A maioria entende de tecnologias e electrónicas, mas não sabem nada do que se passa na sociedade, no mundo, na política e na cultura.

Há espaço para todo o conhecimento, desde que haja vontade, desde que haja a capacidade de aprender, não se esquivem do mundo, nunca se esqueçam da responsabilidade cívica do qual somos detentores. O conhecimento daquilo que nos rodeia torna, cada um de nós, pessoas informadas e preparadas para os desafios da atualidade.

Pessoas com o conhecimento e informadas daquilo que as rodeias nos palcos de decisão podem mudar o Mundo.

Andreia Gouveia 

Sem comentários:

Enviar um comentário